Total de visualizações de página

sábado, 1 de junho de 2013

O PICA-PAU E O REI SALOMÃO


                                                     O PICA-PAU E O REI SALOMÃO 
Você sabe por que o Pica-pau tem penas coloridas na cabeça? Leia esta historinha e saberá.

                   Em tempos muito antigos, viveu o grande rei Salomão, filho de Davi, amigo da justiça e inimigo da crueldade. Durante o seu reinado, foram proibidas as guerras e as matanças, tanto de homens como de animais. Ele deu ordens para que seus súditos cumprissem as suas determinações e protegessem os animais. Por isso no seu reino havia paz e abundância.
                   Um dia, o rei estava sentado no trono, quando chegou à sua presença, um homem com uma serpente enrolada no pescoço, e que tentava estrangulá-lo. O homem gritou angustiado: 
                    - Ó grande e justo soberano! Socorrei-me!
                    - Diga o que deseja senhor! ordenou Salomão. Diga-me o que posso fazer por você! 
                    O senhor desconhecido respondeu: 
                    - Vêde, ó meu rei!  Escutai-me! Sempre seguindo vossos conselhos, eu, como todos os vossos súditos, vivia em paz e harmonia, sem derramar o sangue de ninguém, nem mesmo  dos próprios animais. Mas ontem, à tarde, depois de ter trabalhado o dia inteiro, ao sair do estábulo onde havia tirado o leite das minhas vacas, ouvi uma serpente gemer, enquanto se arrastava entre as plantas do chão. 
                    - Por que está gemendo? perguntei a ela. e Ela me respondeu: 
                    - Estou quase morta de sede. Dá-me de beber um pouco desse leite que está levando para casa. Em recompensa, lhe mostrarei um tesouro escondido! Então dei-lhe de beber e a serpente me guiou a um lugar solitário, junto de uma pedra. Eu já ia levantar a pedra para ver se de fato havia um tesouro, quando essa serpente saltou e se enrolou no meu pescoço, tentando picar-me e estrangular-me, gritando: 
                    - Ladrão! Vou matá-lo! 
                    - Eu lhe respondi: 
                    - O grande sábio rei Salomão será nosso juiz! Vamos até ele.
                     A serpente concordou e aqui estamos para ouvir vossa sentença, meu justo rei! 
                     Então perguntou o rei á serpente: 
                     - Que razão você tinha para agir dessa maneira? 
                     - É que nas escrituras, respondeu ela, está escrito: "Morderás o homem no calcanhar". Não tenho, pois, o direito de tirar-lhe a vida? 
                     - Primeiro, disse Salomão, desenrole-se do pescoço desse homem, porque todos os que pedem justiça são iguais perante o tribunal. Portanto, ninguém aqui pode encontrar-se em situação de inferioridade.
                     A serpente imediatamente obedeceu e soltou o pescoço de sua presa. Então, quando o rei viu a serpente rastejando, voltou-se para o homem e lhe disse: 
                      - Nas escituras está escito: "Tu esmagarás sua cabeça." Então apressa- se usa esse seu direito, homem!... 
                      E o homem, rápido com um raio, esmagou a cabeça da serpente. 
                      Enquanto isso acontecia, havia um pica-pau perto do rei, pois ele amava muito os pássaros. Apenas aquela ave viu a serpente morta, voou para sua companheira e falou: 
                       - Ai de nós, querida esposa! O rei Salomão permitiu, novamente que o homem se torne cruel. Esconde bem os ovos. Tenho medo...
                       Mas a esposa do pica-pau respondeu: 
                       - Eu não tenho medo algum! Ao contrário, tenho tanta confiança no rei  que vou colocar os ovos no meio da estrada, por onde ele vai passar em seu carro de ouro. 
                       O marido suspírou: 
                        - Ah! você não tem juízo, não sabe o que lhe espera! Salomão esmagará  os ovos com os cascos dos cavalos e com as rodas do seu carro. Não teremos a alegria de ver nosos filhinhos gorjearem...
                        Sem dar ouvidos, a esposa foi colocar os ovos bem no meio da estrada. 
                        O rei Salomão, amigo dos pássaros, era também amigos dos ventos e gostava da velocidade com que seus cavalos conduziam seu carro. Foi esses ventos, em uma suave brisa, que sopraram aos seus ouvidos as palavras  do pai pica-pau amedrontado e também de sua esposa. 
                         Quando saiu a passeio, ao chegar perto dos ovinhos da mãe pica-pau, que tanta fé depositava em sua bondade, fez o carro parar e seguiu a pé...
                          No dia seguinte , o grande rei estava sentado no trono da Justiça, quando percebeu um ruído de asas perto de sua cabeça. 
                          Era o casal de pica-paus que vinha, em sinal de gratidão, fazer-lhe uma visita e trazer-lhe, no bico, os presentes que lhe destinaram: uma tâmara e uma palhinha. 
                          Salomão sorriu e acariciou meigmente as cabecinhas dos dois pássaros. Então, sob suas mãos, nasceram na cabeça de cada um deles algumas delicadas penas, formando o topete que deste então os pica-paus passaram a ostentar com tanto orgulho.   

Nicéas Romeo zanchett 
.
LEIA TAMBÉM > EDUCOPÉDIA LITERATURA
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário