Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O MACAQUINHO COR DE ROSA

                                                 O MACAQUINHO COR DE ROSA 
                  Era uma vez um macaquinho muito engraçado, de pelos claros e sedosos. Por isso mesmo, era chamado de macaquinho cor de rosa. 
                  Vivia com sua família nos galhos de uma árvore, no coração da floresta. Era alegra como um garoto e só queria saber de saltar de galho em galho, perseguir borboletas, procurar ninhos e comer frutas. Estas eram a sua paixão. 

                   Tinha, porém, um prazer muito maior: imitar os homens. É exatamente o que fazem certos garotos, que querem igualar-se aos meninos mais velhos e aos adultos. 
                   Um dia, o macaquinho cor-de-rosa, saindo atrás de uma borboleta para caçá-la, foi até o fim da floresta. De lá avistou, não muito longe, um homem que fumava calmamente seu cachimbo, sentado à sombra de uma árvore. 
                   Vendo aquilo, arregalou os olhos e abriu a boca, extasiado. 
                    Pensava:  - Ah! Se eu tivesse um cachimbo!... Que bom seria voltar para casa soltando fumaça pela boca e pelo nariz, como um fogão com duas chaminés... Todos me invejariam: meus pais, meus irmãos, meus amigos, grandes e pequenos. Que bom se eu tivesse um cachimbo!...
                    Enquanto olhava o homem fumando - feliz com esses pensamentos - o macaquinho notou que ele colocou o cachimbo em cima de uma pedra, deitou-se na relva, bocejando, e começou a dormir.
                    O macaquinho não esperou mais nada: foi-se chegando de mansinho, apanhou rapidamente o cachimbo e fugiu para a floresta, rumo de casa. 

                    A família e os amigos, vendo-o chegar de cachimbo fumegante na boca, e soltando baforadas de fumaça, como se fosse uma chaminé ambulante, ficaram admirados, e puzeram-se a rir como doidos. 
                    Por fim, o macaco, pai do macaquinho cor-de-rosa, passou a falar-lhe seriamente: 
                    - Olhe, meu filho,  com essa mania de imitar os homens você acabará transformando-se em gente... Daí por diante é que você vai arrepender-se amargamente do seu grande erro... 
                    O macaquinho ficou preocupado e confuso. Era melhor, pensou, logo depois, ouvir o conselho paterno. Jogou bem longe o cachimbo, que se quebrou. E nunca mais quis fumar. 
                    .
MORTAL DA HISTÓRIA 
 Não devemos imitar os outros; agindo dessa forma estamos nos igualando aos macacos.
Fumar não é saudável nem para adultos, imaginem o mal que pode fazer às crianças; causa câncer e muitos outros sérios problemas de saúde.  
Nicéas Romeo Zanchett
LEIA TAMBÉM >>> EDUCOPÉDIA LITERATURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário